JANAÍNA
Janaína só tinha o ensino fundamental que concluiu aos trancos e barrancos. Não gostava de estudar, não gostava de regras e a escola era cheia delas. Na escola era muito popular entre seu colegas e apesar de não se empenhar muito, alguns professores gostavam dela a ponto de a ajudarem a passar de ano. Sua mãe ficava enlouquecida com sua falta de interesse, seu padrasto dizia que mulher não precisava ser muito letrada. Sua mãe vivia implicando com suas amizades, seu comportamento.  Nada era bom o suficiente pra sua mãe. Como era reclamona! Implicava com seu padrasto, por ele ficar muito tempo em casa. Criticava sem dó nem piedade por ele ter perdido a visão de um olho em uma briga. O coitado precisou parar de trabalhar por isso, e ela só reclamava. Queixava de ter de fazer faxina pra ajudar nas despesas de casa. Vivia falando pra ela endireitar o corpo pra andar, sentar assim ou assado, sorrir quando cumprimentasse as pessoas. Queria que ela estudasse. Dizia que o futuro delas dependia disso!  Parecia louca!  Seus irmãos podiam fazer o que quisessem,  namorar quem bem entendessem, mas ela não, sua mãe sempre dava um jeito de espantar seus namorados. Primeiro fazia uma investigação completa, se fosse pobre: adeus!    
Apesar de não concordar com os métodos da sua mãe para selecionar seus namorados, Janaína ia levando... até conhecer Matheus. Janaína ficou deslumbrada com seu jeito largado e encantada com sua coragem: ele era motoboy! Que profissão perigosa!
Quando começaram namorar, Janaína contou como era sua mãe e disse que tinham que namorar escondido. Matheus achou ótimo, pois assim ela não viria com a conversa de conhecer a família e nem de namorar sério.  Mas achou um barato a mãe de Janaína ter esse tipo de preocupação com o futuro dela.
 Com o dinheiro que ganhava de Jorge ela presenteava Mateus com roupa, tênis, óculos de sol, perfume, até ingresso pra assistir futebol. Mateus aceitava com a maior naturalidade e até fazia exigências, quando ela demorava pra comprar alguma coisa pra ele.
Agora além de sua mãe tinha também o Mateus para pressioná-la a tirar dinheiro de Jorge. Tinha que se desdobrar entre namorar, encontrar Jorge e trabalhar.  Jorge até propôs pra ela parar de trabalhar, para ter mais tempo pra ficar com ele, mas Janaína sabiamente recusou dizendo que sua mãe a mataria se ela saísse do emprego. Ela não gostava de trabalhar no mercado, mas era preferível a ter que se encontrar mais freqüentemente com Jorge. Nem contou sobre esta proposta pra sua mãe, pois a velha ia aprovar e aí, adeus sossego. Sua mãe vivia dando sugestões para ela convencê-lo a se separar da mulher, mas Janaína preferia encontrá-lo de vez em quando, contar umas mentiras pra conseguir dinheiro e depois viver a vida dela. Jorge nem sabia que ela tinha celular. Ela falou que não tinha porque era caro. Então ele se propôs a comprar e pagar a conta. Ela recusou, dizendo que a mãe dela se descobrisse que ela tinha aceitado presente de alguém, trancaria ela a sete chaves. Com este argumento ele desistiu. Ufa!

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se em casa

About